Instruções Para Exames

PEATE/BERA - ORIENTAÇÕES PARA CRIANÇAS MAIORES DE 06 ANOS E ADULTOS

Realizar audiometria e impedanciometria no dia do exame, caso já tenha realizado trazer consigo os exames, sendo que a audiometria deve ter no máximo 06 meses e a impedanciometria do dia, pois problemas que afetam a orelha externa e média (cera, líquido, catarro, infecções, etc...) interferem nos resultados do BERA.

- O (a) paciente deve permanecer relaxado ou de preferência dormindo durante o exame, em caso de muita tensão ou estresse, remarcar com a secretária.
- Trazer o nome dos medicamentos, caso esteja tomando-os.
- Em caso de gripes, alergias ou problemas respiratórios, remarcar o exame e procurar o médico.
- Se possível, chegar pelo menos 15 minutos antes do horário agendado, pois este tipo de exame exige a preparação do (a) paciente antes de começar.
- Caso tenha realizado outros exames (audiometria, impedânciometria, emissões otoacústicas, BERA, PAC) trazê-los consigo.
- A duração varia de 40 a 80 minutos.

PEATE/BERA - ORIENTAÇÕES PARA BEBÊS E CRIANÇAS MENORES DE 06 ANOS
- Caso a criança esteja gripada, com febre ou tosse, ligue-nos para agendar uma nova data, pois estes fatores podem interferir no resultado do exame.
- Deixar a criança dormir bem tarde no dia anterior e acordá-la bem cedo no dia do exame.
- Deixar a criança dormir no máximo 10 minutos antes do horário marcado para o exame, ou seja, não deixe a criança cochilar no carro ou no ônibus.
- Trazer o nome dos medicamentos, caso a criança esteja tomando-os.
- Investigar se a criança é alérgica a algum medicamento.
- Chegar, se possível, pelo menos meia hora antes do horário marcado, pois este tipo de exame exige a preparação do paciente antes de começar.
- Trazer mamadeira, chupeta, fraldas e outros tipos de objetos que a criança goste de utilizar para dormir.
- Realizar a impedânciometria no dia do exame, ou trazê-la caso já tenha feito em outro serviço, pois problemas que afetam a orelha externa e média (cera, líquido, catarro, infecções, etc...) interferem nos resultados do BERA.
- Trazer todos os exames realizados anteriormente como audiometria, emissões otoacústicas, BERA, impedânciometria
- A duração varia de 40 – 80 minutos.
- É preferível realizar o exame com o sono natural da criança, porém na impossibilidade, pode-se fazê-lo com sedação, necessitando de acompanhamento médico.
EXAME OTONEUROLÓGICO (Exame da Vertigem/Tontura)

48 horas (dois dias) antes do exame, suspender medicação para tontura, alergia, calmante e/ou anti-depressivo (mais comuns: Dramin®, Vertix®, Lexotan®, Stugeron®, Tebonin®, Tanakan®, Rivotril®). Consulte seu médico antes de suspendê-los.

Obs 1: Após o exame o paciente deverá fazer uso regular dos medicamentos prescritos pelo médico;
Obs 2: Medicações para pressão, diabetes, convulsão e coração devem ser tomados normalmente.

Suspender 24 horas (um dia) antes do exame: · Cigarro · Café · Chá Mate · Chá Preto · Chocolate · Refrigerantes · Açúcar Refinado · Álcool · Doces

No dia do exame:
Evitar o uso de lentes de contato; brincos; maquiagem (pó facial, base) ou cremes. Fazer jejum de 3 horas antes do exame (comer alimentos leves). Trazer audiometria (exame da audição); se não tiver, realizar no dia do exame. É aconselhável a presença de um acompanhante. O não cumprimento destas orientações pode prejudicar a realização do exame e comprometer o seu resultado.

TESTE DA ORELHINHA
- O bebê deve ter no máximo 03 meses de idade, caso tenha mais de 03 meses devem ser realizados exames diagnósticos dos quais o médico e o(a) fonoaudiólogo(a) vão determinar os procedimentos a serem realizados.
- O bebê deve estar dormindo, pois o exame é muito sensível a ruídos e movimentos do bebê.
- Trazer mamadeira, chupeta, fraldas e outros tipos de objetos que a criança goste de utilizar.
- Não precisa impedanciometria a não ser que os pais desejem fazer ou o médico peça que seja realizado.
- A duração varia de 05 a 15 minutos.