7 hábitos saudáveis para crianças com perda auditiva leve

Perda auditiva: 13 razões para procurar um médico
14 de abril de 2020

A perda auditiva leve envolve pequenas mudanças no dia a dia. Há dificuldades de compreensão, de interação e, não menos importante, as intercorrências na autoestima e nas relações sociais que podem acompanhar a perda de audição.

Mesmo assim, com uma leve perda auditiva, a vida da criança pode desenvolver-se normalmente se as medidas necessárias forem tomadas a tempo.

Confira alguns hábitos saudáveis e essenciais para lidar com crianças que sofrem de perda auditiva leve.

  1. Mantenha as conversas constantes

Uma das consequências da perda auditiva são os problemas de aprendizado da fala. Quanto mais palavras as crianças ouvirem, mais bem treinadas serão para a escola e as interações sociais. Cantar, ler, conversar, entre outras atividades, pode ajudar.

  1. Leia em voz alta

A leitura em voz alta é muito importante para as crianças com perda auditiva aprenderem. Ler histórias, por exemplo, contribui muito para o conhecimento de diversas palavras. Além disso, traz duas vantagens: as crianças enriquecem o vocabulário e se divertem.

  1. Ouça música com elas

É um hábito saudável expor as crianças a atividades com música nos primeiros anos de vida delas. Isso é vital para ajudá-las a melhorar suas habilidades de escuta em um local cheio de barulho.

  1. Televisão

No mesmo sentido de contar histórias, assistir à televisão é bastante útil para crianças com perda auditiva adquirirem mais habilidades de linguagem, assistindo a programas de instrução e legendas. Assim, além de entretenimento, as crianças podem entender a linguagem escrita e falada.

Estes são os sinais para detectar se o seu filho ou filha sofre de perda auditiva.

  1. Encoraje-as a jogar

É muito importante ter em mente que as crianças com deficiências auditivas têm a necessidade de interagir, mas, devido a seus problemas, podem sentir-se constrangidas. É essencial incentivá-las a brincar e a interagir com crianças sem problemas de audição, de tal forma que aprendam a se comunicar sem medo.

  1. Dê instruções corretamente

Quando os pais dão instruções para seus filhos, devem estar na sua frente. Evite dar instruções quando estiver atrás ou ao lado da criança.

  1. Sempre comunique onde eles estarão

Esta é uma prática que sempre deve ser feita, mesmo quando os pais precisam se ausentar da companhia dos filhos por um curto período de tempo. Embora pareça excessivo os pais dizerem às crianças aonde estão indo, isso lhes dá confiança, já que elas saberão onde procurar os pais se precisarem de alguma ajuda.

Há muitas dicas que podem ser dadas para lidar com pessoas e crianças com problemas de audição, mas, o principal é criar um ambiente ideal onde as crianças se sintam confortáveis e em nenhum momento sejam excluídas das tarefas diárias.