Problemas do Labirinto

Fique atento aos cuidados com a audição no Carnaval!
2 de março de 2019
Entenda as diferenças entre: tontura, vertigem e enjoo de movimento
21 de março de 2019

Problemas do Labirinto

Existem diferentes doenças do labirinto que podem afetar adultos e também crianças. Nas crianças, a doença ocorre principalmente quando sofrem dor de cabeça ou os pais tenham histórico de dor de cabeça. A tontura na infância causa problemas de desenvolvimento. Nos idosos que sofrem com doenças do labirinto, o problema maior são as quedas causadas pelas vertigens, que também podem desencadear sintomas depressivos ou ansiosos.

Quem sofre com o problema por mais tempo e não se trata, vive pior e, muitas vezes, fica usando medicamentos sintomáticos por muito tempo. Usar esses medicamentos pode atrapalhar a melhora e ainda causar doenças.

Entre os sintomas estão: vertigem, perda de audição, perda do equilíbrio, dores de cabeça, zumbido e vômitos. As principais doenças do labirinto são:

VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna): o sintoma mais comum é a vertigem. O tratamento é simples. O médico realiza um procedimento chamado “manobra para reposicionamento dos cristais do labirinto, fazendo movimentos com a cabeça do paciente. Geralmente em duas manobras o problema é resolvido.

Doença de Meniére: junto com a VPPB, compõem cerca de 50% das doenças do labirinto. A vertigem também é forte e durante a crise costuma haver outros sintomas, como zumbido, perda auditiva, náuseas e vômitos, sensação de pressão nos ouvidos ou na cabeça. Terminada a crise, os sintomas podem desaparecer por completo.

Neurite vestibular: é uma forte vertigem, sem outros sintomas. A pessoa fica mal e é tratada com anti-inflamatórios e com sintomáticos. Em geral, causa náuseas fortes, com vômitos e mal-estar.

Cinetose: é um dos problemas que muitos chamam de labirintite. Apresenta-se como tontura, acompanhada de náusea, palidez e sudorese durante os passeios em veículos em movimento. Esse geral é agravado durante o movimento sequencial do olhar.