O que fazer ao sentir tontura?

Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)
9 de abril de 2019
As dificuldades na inclusão da criança autista na escola
3 de maio de 2019

Quando a tontura é seguida de desmaio, faz com que o paciente perca o equilíbrio ou provoca a perda temporária da visão, recomenda-se ir ao hospital imediatamente. Mas, se o sintoma for leve e de causa conhecida, como a queda da taxa de açúcar no sangue, aqui vão alguns métodos para combatê-la:

🔹 Ingerir sal – O sódio é um nutriente conhecido por reter água no organismo. Por isso, ingerir sal ou alimentos bastante salgados, como azeitonas em conserva, é eficaz no combate a tonturas decorrentes da queda da pressão arterial.

🔹  Comer um doce – Outra causa comum da tontura é a hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue. Mas, para obter a glicose, não adianta consumir carboidratos complexos, de absorção lenta, como massas de grão integral. Prefira carboidratos simples, rapidamente absorvidos pelo organismo, como frutas e doces em geral.

🔹  Beber água – A água também pode ajudar a elevar a pressão já que aumenta o volume de líquidos no corpo. Antes, entretanto, certifique-se de que não há náuseas ou enjoo ou a água pode provocar o vômito. Neste caso, o consumo precisa ser grande para fazer diferença, então, de cara, beba um copo e mantenha o ritmo nos próximos minutos.

🔹  Sentar – Levantar muito rápido também pode causar tontura devido a chamada hipotensão postural. A melhor saída, portanto, é voltar a se sentar para evitar, inclusive, uma queda.

🔹  Deitar e elevar as pernas – Em alguns casos, a hipotensão pode estar associada a problemas circulatórios e, neste caso, sentar nem sempre faz a tontura passar. Os médicos recomendam que você se deite e eleve as pernas, o que facilita o retorno sanguíneo dos membros inferiores.

🔹  Tomar ar – O calor excessivo leva à vasodilatação e, consequentemente, à queda da pressão sanguínea. Por isso, se sentir tontura dentro do ônibus ou de qualquer outro lugar fechado, busque uma corrente de ar. Lembre-se ainda de se sentar ou buscar um apoio para evitar quedas.

🔹  Respirar – O esforço excessivo, principalmente por pessoas sem condicionamento físico, também pode causar tontura. Neste caso, busque repousar e estabilizar a respiração para melhorar o aporte de oxigênio para todo o corpo.