Mau hálito, ronco e mais 5 sintomas indicam que seu filho pode ter “carne esponjosa”

Perda auditiva pode gerar transtornos físicos e psíquicos
5 de março de 2020
Perda auditiva: 13 razões para procurar um médico
14 de abril de 2020

Ronco e dificuldade respiratória podem ser quadros comuns em crianças, entretanto, quando persistente é importante que os adultos fiquem atentos pois ambas situações podem ser sintomas da adenoide.

Adenoides – O que são?

Popularmente conhecidas como “carne esponjosa”, as adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide (tecidos de defesa) que estão localizadas atrás das cavidades nasais e acima do palato (céu da boca).

Sua função primordial é a produção de anticorpos para atuar na defesa contra micro-organismos, bactérias e vírus que invadem a cavidade nasal e oral.

Sua formação se inicia no sétimo mês de vida do feto e por volta dos 8 a 10 anos tendem a regredir até que sejam eliminadas pelo organismo devido à perda de função de defesa para o indivíduo.

Quando se preocupar?

Quando as adenoides crescem demais elas impedem a passagem do ar pelo nariz. Como a criança com adenoide não consegue respirar direito pelo nariz, acaba abrindo a boca. Com o tempo, esse movimento altera o desenvolvimento da arcada dentária dos pequenos, assim como dos músculos do rosto.

A adenoide também pode prejudicar o cheiro e gosto dos alimentos, o que faz com que as crianças não tenham vontade de comer, situação que com que elas percam peso e fiquem com o sistema imunológico fragilizado.

• Respiração permanente pela boca;
  • Respiração ruidosa;
  • Apneia do sono;
  • Roncos;
  • Mau hálito;
  • Coriza persistente;
  • Nariz entupido.

Diagnóstico

O raio-x é um exame que pode identificar se o ar está passando bem pelo nariz e, desta forma, diagnosticar se a criança tem adenoide e qual o tamanho dela. Além dele, exames como a vídeo-nasofibroscopia ajudam no diagnóstico.

Tratamento

Adenoidectomia é o nome da cirurgia para remoção das adenoides, indicada geralmente para crianças com obstrução grave das vias respiratórias, dificuldades para dormir, otite média e/ou sinusite de repetição. Para os quadros mais leves são realizados tratamentos com antibióticos e corticoides durante as crises, não havendo indicação para cirurgia.

Fonte: Vix Saúde